1. Identificar os comportamentos pedagógicos a adquirir ou a melhorar durante a formação, incutindo o sentido de responsabilidade e de auto-avaliação pessoal e em grupo
2. Ser capaz de: Integrar-se no contexto em que exerce a sua actividade; Adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a diferentes grupos de formandos
3. Conhecer os processo que intervêm na transmissão e aquisição de conhecimentos
4. Melhorar as habilidades facilitadoras do processo de comunicação e relações humanas; Conduzir/ mediar o processo de ensino/ aprendizagem do grupo
5. Identificar os recursos didácticos mais adequados para cada acção formativa; Conceber e elaborar suportes didácticos com auxílio das tecnologias de informação e comunicação
6. Reconhecer a importância dos objectivos gerais e específicos para a formação; definir objetivos pedagógicos tendo em conta o público-alvo
7. Identificar os principais métodos e técnicas pedagógicas; Reconhecer a escolha dos métodos pedagógicos, relacionando-os com as técnicas e os conteúdos a transmitir tendo em conta o público alvo; dominar metodologias activas em formação
8. Valorizar a avaliação como parte integrante do processo formativo que permite ter uma visão holística dos resultados da formação; efectuar a avaliação formativa e sumativa da aprendizagem; avaliar a eficiência e eficácia do processo formativo
9. Identificar os princípios orientadores para a concepção e elaboração de planos para as unidades de formação; planificar e preparar as sessões de formação
10. Reconhecer a importância da estatística na formação profissional
11. Identificar direitos e deveres do cidadão; reconhecer a importância de condutas/ regras e valores éticos/ deontológicos; identificar o perfil do empreendedor, descrevendo as suas competências; reconhecer a legislação sobre SHST e o VIH/ SIDA
12. Treinar competências de análise e auto-análise relativamente aos comportamentos observados do desempenho face ao perfil de competências desejado, identificando os aspectos pedagógicos considerados mais importantes no processo de ensino/ aprendizagem.
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Mencionando alguns factores que condicionam a selecção dos recursos didácticos, podemos mencionar os condicionantes físicos Ex: A falta de espaço na sala de formação para a realização de uma atividade (dinâmica de grupo), a distância dos formandos ao ecrã projectado, a dificuldade em obscurecer a sala de sessão etc. são alguns fatores a considerar.
Os recursos Didácticos são importantes no sucesso da aprendizagem dos formandos,permitindo que os mesmos assimilem o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que poderão ser utilizados na aplicação de suas sessões formativas. Os recursos didáticos ocupam um espaço fundamental no processo de ensino-aprendizagem, já que funciona como um fio condutor para as interações e, ao mesmo tempo, como uma ferramenta potencializadora da relação entre o formador e o formando.